
Nosso corpo possui uma rede de proteção contra bactérias, vírus e doenças de todos os tipos. O nosso sistema imunológico é o responsável por proteger o organismo de diferentes substâncias e patógenos, que podem prejudicar nossa saúde de várias formas.
Esse sistema é muito complexo e envolve diferentes células e órgãos. A imunidade pode ser classificada em inata ou adquirida.
A inata é aquela que temos de forma natural, nascemos com ela. É a nossa resposta imunológica, a forma como o corpo de cada indivíduo reage quando exposto à uma doença.
É ela que nos auxilia na recuperação de gripes, resfriados, cicatrizações. Mesmo quando há a necessidade de utilizarmos remédios, ainda é a resposta imunológica individual que pode fazer a diferença na recuperação, ou não, de cada pessoa.
Na adquirida, as respostas são mais específicas, variam de acordo com os estímulos externos. É o caso, por exemplo, das alergias. Ao longo de toda a nossa vida, essa resposta imunológica adquirida, aumenta.
As vacinas também entram nessa parte, assim como o contato com alguns vírus, como o da catapora, por exemplo: quando a pessoa é vacinada ou tem a doença, quando recuperada, fica imune a uma nova infecção.
As principais células responsáveis pelo nosso sistema de defesa são os leucócitos, órgãos linfoides e anticorpos.
Para manter todo esse “exército” funcionando são necessárias uma alimentação adequada e a ingestão de nutrientes, vitaminas e minerais.